O fogo está presente na história da humanidade, sendo um marco em seu processo evolutivo. O domínio sobre o fogo pelo ser humano permitiu que novos espaços fossem ocupados e ecossistemas alterados, trazendo consequências positivas e negativas à vida na Terra.

 

De modo geral, o homem é o principal agente causador de incêndios, pois na maioria dos casos são iniciados por algum tipo de atividade humana.

 

Podem ter origem acidental, como os causados por bitucas de cigarros jogadas às margens de rodovias e quedas de balão, ou ter origem criminosa.

 

Os incêndios florestais prejudicam a vegetação, causam a morte de animais silvestres, aumentam a poluição do ar, diminuem a fertilidade do solo, além de oferecer risco de queimaduras, acidentes com vítimas, causando problemas de saúde na população.

 

 

CONSTRUA UM ACEIRO

 

Aceiro é o espaço aberto na vegetação para impedir a propagação do fogo. É utilizado para proteger residências, galpões, plantações, cercas, matas entre outros. Na construção do aceiro utilizam-se enxadas ou máquinas como tratores. 

 

Os aceiros são fundamentais para a preservação do meio ambiente, evitando incêndios e danos.

 

Para casas, galpões e áreas de preservação permanente (matas, florestas e mananciais), a regra estabelecida é de no mínimo 15 metros de largura.

No caso de culturas de médio porte como cana-de açúcar, sorgo, milho, entre outras, devesse considerar uma largura compatível com a altura, multiplicada por três.

 

A manutenção do aceiro deve ser constante para impedir o crescimento da vegetação, o que compromete sua função. Controle as ervas daninhas no aceiro, pois este tipo de vegetação aumenta as chances de incêndio por seu crescimento ser rápido e em grande quantidade, comprometendo o aceiro.

OPERAÇÃO CORTA FOGO

O governo do Estado de São Paulo criou e desenvolve o Sistema Estadual de Prevenção de Combate a Incêndios Florestais, denominado Operação Corta Fogo, Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA), por meio da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA).  Esta operação envolve e articula, ainda a ação de diversos órgãos com o Corpo de Bombeiros, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), a Polícia militar Ambiental (PAmb), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a Fundação Florestal (PF) e o Instituto Floretal (IF).

A Operação Corta fogo está dividida em quatro programas integrados e complementares:

- PREVENÇÃO: Tem como objetivo agir na redução de riscos de incêndios florestais, mediante adoção de campanhas informativas e ações de limitação ou redução das fontes propagadoras de fogo.

- CONTROLE: Atua para disciplinar, monitorar e fiscalizar o emprego do fogo na Queimada Controlada, bem como a emissão de licenças e autorizações.

MONITORAMENTO: Promove o acompanhamento dos focos de incêndios e queimadas, bem como as condições climáticas que favoreçam o aumento do risco de fogo, para fornecer subsídios aos órgãos participantes da Operação Corta Fogo.

- COMBATE: Conjunto de atividades destinadas a planejar, integrar e executar ações de combate a incêndio florestais; treirnar brigadas municipais e das Unidades de Conservação.

Página da OPERAÇÃO CORTA FOGO:

http://www2.ambiente.sp.gov.br/cortafogo/

ATUAÇÃO DO COMPDEC

A Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil de Lorena atua no apoio ao Corpo de Bombeiros no combate a incêndio florestais, mata e na zona rural da cidade. Para isso, os agentes participam de diversos treinamentos com o OPOE (Oficinas Preparatórias de Operação Estiagem) realidas anualmente pelo CEDEC, e também, são capacitados pelo curso "Incêndio - Prevenção e Combate no Campo", realizado pelo SENAR.

gallery/aceiro
gallery/aceiros2

Links relacionados a dicas e combate aos incêndios em mata:

Veja também:

Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Lorena - Rua Capião Messias Ribeiro, 211 (Mercado Municipal) - Tel: (12) 3185-3519

gallery/fogo2
gallery/fogoboneco
gallery/bannerbombeiro