No dia 20 de abril, Lorena recebeu agentes de Proteção e Defesa Civil de 34 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte que participaram da 4ª Oficina Preparatória para a Operação Estiagem (OPOE) 2017.  A oficina foi organizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo com o objetivo de capacitar os agentes para atuarem em situações de emergência e desastres, envolvendo ocorrências de fogo em mata. 

         Lorena sediou pelo segundo ano consecutivo, o encontro que contou com a presença da Coordenadora Estadual de Defesa Civil e Secretária Chefe da Casa Militar Cel PM Helena dos Santos, o Prefeito de Lorena Fábio Marcondes, a Cel. PM Eliana Nikoluk do CPI de São José dos Campos, o Prefeito de Bananal Jorge da Silva Rodrigues Filho, Prefeito de Lavrinhas Sérgio Ruggeri de Melo.

      Estiveram presentes ainda no evento Capitão Araújo Monteiro –  Coordenador Regional da Defesa Civil de São José dos Campos, Coronel Milton Nomura da Federação da Agricultura e Pecuária Estado de São Paulo, Tenente Coronel Vieira Comandante do 23º Batalhão PM de Lorena, Sargento Aquino da Base de Bombeiros de Lorena, Guilherme Ferrão, Coordenador CONDEC de São Bento Sapucai, Major PM Oliveira – Guaratinguetá, Marcos Antônio Bicudo- Sub-Comandante 11ºGB, Nilson Silva – Diretor Meio Ambiente de São Luiz do Paraitinga, Luiz Carlos Rois – Diretor Regional Fiscalização Ambiental de Taubaté, Norival de Souza Jr – Secretário de Segurança de Lorena, Willinington Tavares Portugal – Secretário de Meio Ambiente Lorena, Fernando Romeiro – Coordenador de Proteção e Defesa Civil, Wander Vieira – Secretário de Segurança Pública de Campos do Jordão, Ronildo Teixeira – Presidente da Câmara de Jambeiro, Wagner Lima – Vereador de Tremembé, Fabricio Velasco – Vereador de Tremembé, Roberto Tirelli – Vereador de Tremembé, Wagner de Moura – Presidente do Grupo de Escoteiros Guaypacaré, instrutores da 4ª Oficina Preparatória e agentes e coordenadores civis das 34 cidades da região, imprensa local e regional.

 

 

Lorena cedia a 4ª Oficina Preparatória de Operação Estiagem (OPOE 2017)

COMPDEC lança o Plano de Gestão Integrada de Controle e Manejo de Abelhas e Vespas

PPCE (Plano Preventivo de Combate às Enchentes) 2017/2018 é lançado em Lorena

 

          Foi lançado oficialmente nesta terça-feira, 13 de junho, o Plano de Gestão Integrada de Controle e Manejo de Abelhas e Vespas. A iniciativa, pioneira na região, é da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Lorena e tem o objetivo de prevenir acidentes e melhorar a capacidade operativa do município no atendimento de notificações de situações de risco à saúde da população, buscando evitar agravos relacionados com a presença desses insetos em área urbana.

      O coordenador de Proteção e  Defesa Civil, Fernando Romeiro, ressaltou durante o evento a importância da execução do Plano e dos parceiros envolvidos para o sucesso do Plano.

“Nós contabilizamos os chamados da Defesa Civil e constatamos que somente nos últimos três meses foram mais de 60 ocorrências relacionadas com retiradas de vespas e abelhas de residências e espaços públicos. Os números mostram a importância e necessidade de criar um Plano de ação”, disse Fernando.

             Além da coordenação do Plano, cabe também ao COMPDEC prestar o primeiro atendimento às solicitações de pessoas que contatarem, em relação aos informes básicos, que devem ser repassados ao munícipe, proceder a triagem dos casos via telefone através do checklist ou no momento do atendimento, a fim de classificá-lo quanto ao grau de risco e posteriormente, acionar os órgãos responsáveis por cada ação, sendo necessário.

        A vice-prefeita, Marietta Bartelega, representando o senhor Prefeito, destacou durante sua fala que além de garantir a segurança dos envolvidos, o Plano  trabalha com o cumprimento das leis ambientais.

“Nossa Defesa Civil está apresentando um Plano bastante completo e minucioso. A preocupação ecológica da equipe merece ser destacada, já que sabemos da importância desses insetos para o ecossistema. Só tenho que parabenizar a equipe e dizer que, assim como o Plano de Combate às Enchentes, este será mais um Plano modelo para a área e principalmente para garantir a segurança de todos”, afirma Marietta

       Para o coordenador regional de Defesa Civil (REDEC 3), Capitão Adilson Monteiro, mais uma vez Lorena sai na frente em organização e visão estratégica no que diz respeito ao trabalho prestado.

“Vejo Lorena como modelo para várias cidades. Graças ao bom trabalho executado na cidade, a Defesa Civil conta com parceiros e elos importantes da cidade, além do total apoio e visão do Executivo”, ressalta Monteiro.

 

   A Prefeitura do Lorena nesta terça-feira (07/10//2017), apresentou o  Plano Preventivo de Combate às Enchentes (PPCE) 2017/2018.  O lançamento ocorreu às 10h, no Mezanino do Mercado Municipal, local onde funciona a Defesa Civil Municipal.

        O evento contou com a presença do  Sr. Miguel Arcângelo Coordenador da Defesa Civil de São Jose dos Campos; o Sr. André Floest Coordenador da Defesa Civil de Tremembé; Base do Corpo de Bombeiros de Lorena; Representantes da AMICE –  Associação dos Amigos do Centro da Cidade de Lorena; Representante do 5º BIL; Representante da 1ª CIA do 23º Batalhão da Policia Militar de Lorena; Presidente do Conseg Sr. Hugo Barbetta; Secretários da Administração Municipal e outros.

        Na ocasião, o Coordenador de Proteção e Defesa Civil Luiz Fernando Romeiro apresentou  aos presentes o Plano que institui as ações que visam garantir efetividade aos trabalhos para prevenir e minimizar os danos causados à população no período chuvoso. 

      A função do Plano é definir ações e os agentes participativos do processo, com atuação de grupos de trabalho, dando agilidade no atendimento às famílias vitimadas. Em uma situação de crise, estados de criticidades, o Grupo de Emergência percorre os possíveis locais atingidos, isso inclui uma participação ativa da Saúde, Apoio da Assistência Social  e Ajuda Humanitária, Serviços Públicos, Trânsito,  Mobilização e Comunicação.

     Vale ressaltar que os grupos serão formados por diversos órgãos da administração pública, mas também conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e diversos outros segmentos, como a sociedade civil organizada. O Plano já esta em pratica desde o dia 01 de novembro de 2017, quando o Prefeito Fábio Marcondes assinou o Decreto  instituindo o Plano que irá até 31 de março de 2018.

        Para o Coordenador de Proteção e Defesa Civil Luiz Fernando Romeiro Reis “A grande importância do plano é a articulação com os demais órgãos envolvidos para um planejamento das ações e com isso minimizar os efeitos causados no período chuvoso”. disse.

       O Secretário de Obras e Planejamento Marcos Anjos, discorreu sobre todos os investimentos realizados pela administração desde 2013, como pavimentação, iluminação, rede de captação de águas e tantos outros  porém ressaltou “Se não houver  a conscientização da população quanto ao descarte correto do lixo de nada adiantará grandes investimentos. Todos precisamos fazer a nossa parte e a população precisa nos ajudar fazendo a sua parte”. declarou.