Dicas após picada de abelha

Para a maioria de nós, uma picada de abelha é apenas um incômodo. Podemos experimentar uma dor aguda, algum inchaço, comichão e vermelhidão no local da picada, mas nada sério. No entanto, se você é alérgico a picadas de abelhas, ou se for picado muitas vezes, abelhas podem se tornar problemáticas. Elas podem até virar uma ameaça.

Quando uma abelha pica uma pessoa, seu ferrão é deixado na pele, o que acabando matando a abelha. As apis são o único tipo de abelha que morre após picar o indivíduo. Vespas e outros tipos não perdem seus ferrões, o que significa que podem picá-lo mais de uma vez.

Se uma abelha pica você, ela deixa para trás uma toxina venenosa que pode causar dor e outros sintomas. Alguns são alérgicos a essa toxina.

Reações alérgicas graves podem causar:

• Urticária
• Comichão grave
• Inchaço da língua e da garganta
• Dificuldade ao respirar
• Pulso rápido
• Diarreia
• Náusea e vômito
• Tonturas
• Perda de consciência.


Se você for picado por uma abelha e experimentar qualquer uma das reações graves acima, obtenha ajuda médica de emergência imediatamente. Você pode estar sofrendo choque anafilático, que é uma condição potencialmente fatal.

Remédios caseiros para picadas de abelhas

A menos que você seja alérgico a picadas de abelhas ou esteja com sinais de uma reação alérgica grave, você pode tratar a maioria das picadas em casa. Se uma abelha te picar, retire o ferrão imediatamente - isso ajuda a reduzir a quantidade de toxinas liberadas em sua pele. Lave o local da picada com água e sabão e coloque gelo para reduzir o inchaço e a absorção de veneno.

A maioria dos tratamentos caseiros para picadas de abelhas não foram comprovados por pesquisas científicas, mas foram passados de geração em geração. Os seguintes remédios caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas de picada de abelha:

O mel pode ajudar com a dor, coceira e a cura. Para tratar uma picada de abelha com mel, aplique uma pequena quantidade na área afetada. Cubra com um curativo adesivo e deixe por até 4 horas.

Bicarbonato de sódio

Uma pasta feita de bicarbonato de sódio e água pode neutralizar o veneno de abelhas para reduzir dor, inchaço e coceira. Aplique uma camada grossa de pasta de bicarbonato de sódio na área afetada e cubra com um curativo. Deixe-o por cerca de 15 minutos e volte a aplicar conforme necessário.

Vinagre de cidra de maçã

O vinagre também pode ajudar a neutralizar o veneno de abelha. Mergulhe o local de picada em uma bacia de vinagre de cidra de maçã por cerca de 15 minutos. Você também pode molhar um curativo no vinagre e depois aplicá-lo à picada.

 

 

Dicas após picada de vespa (marimbondo)

A primeira coisa a fazer é verificar se o marimbondo continua agarrado à pele, se assim for retire-o o mais rápido possível para que ele não consiga injetar mais veneno, o ideal é que se realize esse processo usando uma luva ou pano para evitar contato direto com o inseto e para que se possa imediatamente matá-lo, evitando novas picadas. Após a retirada do bicho, vá para um lugar seguro, afinal, marimbondos vivem em ninhos e não sozinhos, assim como abelhas, o que significa que provavelmente muitos outros marimbondos se encontram próximos a você.

Como tratar uma picada de marimbondo

- Evite tocar ou coçar a região da picada, e lave bem as mãos;

 

- Lave a zona da picada com água e sabão neutro para evitar infecção;

- Aplique uma compressa com água fria sobre a picada para diminuir o inchaço;

- Se sentir necessidade, tome um antialérgico por via oral ou, se tiver, passe na ferida uma pomada antialérgica;

- Faça um curativo com gaze para que a ferida não entre em contato com bactérias externas mas que também não sufoque a pele.

Dicas para tratar 

- Nunca esprema a picada caso o ferrão ainda esteja na pele, isso pode fazer com que o veneno se espalhe, o ideal é puxar o ferrão com a ponta das unhas ou com uma pinça;

- Retire o ferrão o quanto antes, pois quanto mais tempo ele ficar em sua pele, mais veneno liberará em sua corrente sanguínea;

- Lave a região com água fria e corrente, a água quente pode piorar a vermelhidão e o inchaço da pele;

- Caso esteja com muita dor, tome um analgésico;

- Após toda a tensão causada pela picada, tente localizar o ninho de marimbondo e chame um profissional para acabar com ele, por vezes queremos resolver as coisas sozinhos de forma mais barata e, nesses casos, a situação pode se virar contra você. Não se arrisque.

Remédios caseiros para a picada de marimbondo

Existem alguns remédios caseiros para aliviar os sintomas da picada do marimbondo, no entanto é de referir que deve sempre consultar o médico se não estiver certo/a de que é alérgico/a ou não ao veneno do inseto.

O que passar em picada de marimbondo?

- Aqui ficam os procedimentos caseiros, sem comprovação científica, para a picada de marimbondo:

- Água corrente passando na picada, ou utilizar um pano com gelo dentro e colocar para aliviar o inchaço;

- Coloque saliva na picada, e em seguida um torrão de açúcar meio úmido;

- Pode usar cebolas cortadas, ou suco de limão natural sobre a zona afetada;

- Pode também umedecer um pedaço de algodão com cachaça e aplicar na picada.

 

gallery/abelha2
gallery/vespa gif2
gallery/vespa gif1
gallery/abelha1
gallery/foto abelha2

Dicas importantes que podem ajudar

gallery/vespa gif2
gallery/foto abelha
gallery/abelha2
gallery/vespa gif2
gallery/abelha1

Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Lorena - Tel (12) 3185-3519

gallery/foto abelha2