A Defesa Civil deve ser acionada toda vez que a vida humana estiver em risco, numa situação de emergência, quando acontece algum acidente, desastre ou uma situação em que  algo precisa ser feito para  preservá-las.

   Se você acha que alguma coisa ruim pode acontecer e que vidas humanas correm algum tipo de risco, então deve acionar a Defesa Civil pelos telefones (12) 3185-3519 ou 99735-4528.

   A Defesa Civil atende emergêncialmente 24h todos os dias, incluindo finais de semana e feriados.      

  Ao atender uma ocorrência no local, o agente de Defesa civil tem poderes investidos pela lei para "fazer oque for necessário" para garantir a integridade física das pessoas. Para isso ele tem o poder de "requisitar" o parecer de especialista, para colaborar para emissão de parecer profissional sobre a gravidade da situação.

Quando acionar a Defesa Civil?

Solicite vistoria quando existe condições de risco tais como:

- Alagamentos;

- Graves desastres com vítimas e desabrigados;

- Inundações;

- Desabamentos;

- Risco emergencial ou quedas de árvores;

- Incêndios e explosões, com vítimas;

- Deslisamentos;

- Destelhamentos;

- Colisões, tombamento ou queda de veículos de transporte;

- Rupturas ou colapso de vias públicas;

- Ruptura ou vazamento de dutos, galerias ou reservatórios;

- Sinais de risco em geral: rachaduras, trincas, fissuras em edificações deformações, fumaça, odores ou ruídos incomuns, etc ...

- Fenômenos ou eventos estranhos e suspeitos quanto a riscos.

gallery/boneco banner

Como são realizadas as interdições?

     Um imóvel pode ser interditado pela Defesa Civil, no surgimento de evidências ou indícios de risco iminente de acidentes novos, ou por agravamento, devido a deslizamentos de terra, alagamentos, inundações, incêndios, desabamentos, explosões, vendaval, vazamentos, colisões, deficiência estrutural entre outros. Quando a Defesa Civil interdita um imóvel é porque concluiu que é muito alto o risco de ali ocorrer algum acidente grave. 

    A primeira e principal coisa a se fazer é retirar-se do local. Se seu imóvel foi interditado, conforme a situação e o caso, considere as opções e medidas abaixo, entre outras possíveis:

  • Hospedar-se em casa de um parente ou amigo;
  • Alugar outro imóvel;
  • Retirar-se para um "refúgio ou abrigo provisório" (caso haja disponibilidade);
  • Solicitar providências do responsável pela causa da interdição;
  • Providenciar vigilância para o imóvel interditado;
  • Providenciar o necessário para a desinterdição.

Como procede

a

desinterdição?

      Desinterdição é a liberação do uso do imóvel interditado perante a eliminação dos riscos que motivaram a sua interdição, sendo materializada por deferimento.

        A solicitação para desinterdição deverá ser realizada na Coordenação de Proteção e Defesa Civil de Lorena, na Av. Capitão Messias Ribeiro, 211 (Mercado Municipal) - Telefone: (12) 3185-3519.

  O pedido só pode ser realizado pelo proprietário ou possuidor do imóvel objeto do requerimento, ou seu representante legal, ou Órgão Público. 

      A documentação do pedido é analizada pela Defesa Civil, atestando sua coerência através de vistoria no imóvel, com o laudo técnico apresentado.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

- Requerimento para a Defesa Civil que conste as ações realizadas detalhadas, que elimina a situação de risco identificada;

- Laudo Técnico de Segurança e Estabilidade, emitido por profissional habilitado, atendendo requisitos legais pertinentes, e contendo declaração da eliminação ou inexistência dos riscos aparentes que motivaram a interdição e outros, sustentada por descrição das providências que eliminaram e/ou argumentação técnica devidamente fundamentada;

- Auto de Interdição.

gallery/logo interdicao 2

Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Lorena - Tel (12) 3185-3519

Riscos de desastres

 

Segundo a terminologia adotada pela Política Nacional de Defesa Civil, conceituamos desastre como “resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais e/ou ambientais e consequentes prejuízos econômicos e sociais” .

Diferentemente do que imaginam muitas pessoas, o desastre não ocorre apenas quando há um fenômeno de origem natural, ou um acidente de grandes proporções atinge subitamente uma área, matando e desalojando muitas pessoas, destruindo as propriedades e paralisando sistemas de produção e serviços. A administração de desastres está ligada à Defesa Civil, que nada mais é do que um conjunto de ações preventivas, de socorro, assitencias e reconstrutivas destinada a evitar e minimizar os desastres, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social.

A partir do conceito, de que o foco da Defesa Civil na administração de desastres é a minimização do evento, ou seja, a redução das consequências decorrentes dos eventos adversos, seja evitando que eles aconteçam, seja diminuindo a sua intensidade ou mesmo aumentando a capacidade das comunidades para resistir a eles. 

gallery/fluxo

 

- A Defesa Civil trabalha na identificação e mapeamento das áreas de risco da cidade, estimulando comportamentos de prevenção capazes de evitar ou minimizar a ocorrência de desastres em Lorena;

- Desde 2013, a Prefeitura de Lorena, através do COMPDEC, no intuito de estabelecer um Plano Preventivo para o gerenciamento de riscos associados ao período das chuvas, desenvolveu o PPCE - Plano Preventivo de Combate às Enchentes, pautado pela integração dos serviços públicos, e assim minimizar os efeitos;

- Em 2015 foi criado o PLANCON - Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, que estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta ou indiretamente na resposta a emergência de desastres relacionados a eventos naturais e antropogênicos;

- Em junho de 2017 foi criado o Plano de Gestão Integrada de Controle e Manejo de Abelhas e Vespas, visando a prevenção de acidentes, e a melhoria na capacidade operativa do município no atendimento de notificações de situações de risco à saúde da população, com a presença desses insetos. Visto a quantidade de ocorrências com abelhas e vespas na cidade.